Home Raças Galgo Espanhol
Perfil do Galgo Espanhol PDF Imprimir E-mail

Galgo EspanholO Galgo Espanhol é um cão de porte nobre e, como os outros Galgos, tem uma aparência aristocrática. Suas formas sugerem potência e velocidade, somado à resistência, agilidade e facilidade de executar manobras rápidas.

Estes cães têm uma natureza muito semelhante ao Greyhound.  Eles são calmos, gentis e ficam felizes em dormir de costas em um sofá durante o dia inteiro. Mais de 90% dos Galgos Espanhóis podem ser considerados amistosos com gatos e outros animais.

De temperamento dócil, quando dentro de casa o Galgo Espanhol é extremamente tranqüilo, desde que tenha a oportunidade de dispersar sua energia em espaços abertos com regularidade. Ele é gentil e excelente companheiro para as crianças, porém não deve ser considerado um brinquedo. Ele irá reconhecer quem o entende e o estima, sabendo retribuir com lealdade quem o ama. Sem dúvida não é um cão de ficar preso, e só se sente feliz na companhia de seu dono.

Ainda são poucas as pessoas que têm um Galgo Espanhol apenas como cão de companhia, sendo em sua grande maioria adotados após o fim da temporada das caçadas.

Os Galgos Espanhóis mantiveram as características que os tornaram adequados a correrem longas distâncias ao longo de um terreno acidentado. Ele é um cão de formas finas, alongado e ligeiramente mais comprido do que alto. Suas patas são parecidas com as das lebres, ideais para correr em terrenos irregulares.

A cabeça do Galgo Espanhol é longa e afunilada, terminando num pequeno nariz de cor preta. Os olhos são pequenos e oblíquos, geralmente na cor castanho escuro, transmitindo calma, mas também timidez. As orelhas são largas na base, em forma de rosa e de inserção alta.

Esta raça tem uma estrutura óssea compacta, com a barriga bastante arqueada para dentro. O peito é poderoso e profundo, mas pouco largo. A cauda é de inserção baixa, comprida, afunilando até a ponta. Em repouso, permanece baixa, em contato com as patas.

São conhecidos três tipos de Galgos Espanhóis: o de pêlo liso, o de pêlo comprido (quase inexistente) e o de pêlo duro. Dos três, o de pêlo liso é o mais encontrado, tanto nos campeonatos de caça quanto nas exposições caninas. Os de pêlo liso e curto são os preferidos na Espanha, que tem concentrado a maior parte de seus esforços no melhoramento genético desta variedade. Apenas 20% dos Galgos Espanhóis são de pelo duro.

O Galgo de pêlo liso tem sido o mais bem adaptado à geografia Ibérica, com a aridez dos seus campos e o clima com variações diversas. A natureza se encarregou de configurar uma raça resistente à agressão de animais selvagens e ao meio ambiente.

A pelagem do Galgo Espanhol é densa, mas fina, bastante suave ao toque. São encontrados em diversas cores como o tigrado, preto, branco, creme, castanho, amarelo, avermelhado e canela. Todas as cores são aceitas, as mais comuns são com marcações brancas.

Os machos devem ter entre 62 e 70 cm e as fêmeas entre 60 e 68 cm, sendo permitido um desvio de 2 cm se exemplares forem perfeitamente proporcionais.

 
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros
  • Parceiros